Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint
PORTO TRABALHA PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DA APLOP

Uma equipa de auditores externos é esperada este mês para avaliar a conformidade dos critérios, elegidos pelo Porto de Luanda, para obtenção do certificado da marca da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP).

Miguel Pipa, assessor da direcção comercial que fez a apresentação do projecto a comunidade portuária no auditório Sílvio Barros Vinhas, esclareceu que a iniciativa da APLOP tem como objectivo estimular os portos da associação a implementar medidas para simplificação da tramitação documental. "Identificou-se que este processo tem sido um dos principais causadores da demora que se verifica na retirada das mercadorias nos portos", indicou.

Para materialização da iniciativa foi criado um grupo de trabalho que elaborou o Guia Interpretativo da Marca APLOP(GIMA), um documento que estabelece a metodologia, e os critérios que os portos deverão seguir para atingir um dos três níveis da marca, nomeadamente bronze, prata, e ouro.

O sistema de certificação da marca apresenta seis critérios nomeadamente, a obrigatoriedade da tramitação de documentos em formato electrónico, a partilha de informação entre os utilizadores, partilha de informação entre portos associados; redução do tempo de antecedência para a prestação de informações, expressão de decisões por via electrónica e existência de formulários comuns entre os portos.

CERTIFICAÇÃO PRATA

O Porto de Luanda pretende obter a certificação prata, por reunir quatro dos seis requisitos dos critérios da marca. Com a equipa de auditores externos esperados este mês, vai-se aferir a conformidade dos mesmos para posteriormente se atribuir o certificado de conformidade que levará a emissão, pela APLOP, do certificado da marca.

Miguel Pipa ressaltou que o interesse pela obtenção da marca APLOP reside no facto de, a certificação feita por um organismo internacional ajudar a fidelizar os clientes bem como, aumentar a qualidade dos serviços disponibilizados no mercado. «Os utilizadores dos portos vão saber que é um porto cujos serviços são de qualidade e implementa medidas de simplificação da tramitação documental», esclareceu Miguel Pipa.

 A utilização da marca APLOP visa garantir, aos utentes e operadores económicos em geral, que os portos detentores da Marca APLOP implementam medidas de simplificação da tramitação documental, quer nas relações entre operadores económicos e autoridades, quer entre autoridades.