Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
SharePoint
AEROPORTO DO CUITO VAI ALAVANCAR ECONOMIA NA REGIÃO

O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, afirmou esta sexta-feira, 23 de Fevereiro, no Cuito, que o Aeroporto Joaquim Capango vem juntar-se a um conjunto de infra-estruturas fundamentais para alavancar o crescimento da economia na região. O ministro falava durante a cerimónia que marcou a assinatura do auto de consignação da empreitada para a construção e apetrechamento da aerogare do Cuito. O aeroporto constituído por uma pista de 2750 metros de comprimento e 45 metros de largura a partir do ano de 2005 após a última reabilitação de pista, tem condições para receber aviões do tipo Boeing 737-700.

Objectivo do projecto no Aeroporto Joaquim Capango

No âmbito do programa do Executivo de reabilitação, ampliação e modernização dos aeroportos, o objectivo é construir um terminal de passageiros arquitectonicamente moderno, com áreas, serviços, sistemas e equipamentos para tratar e acomodar aproximadamente 300 passageiros no dia e hora pico. A torre de controlo deverá ser construída no local definido na planta e com a altura de projecto, apetrechada com consolas e equipamentos de comunicações actuais. No rés-do-chão do edifício estarão acomodados os serviços de operações aeroportuárias, meteorologia e informação aeronáutica. Nos pisos de cima estarão acomodados os serviços administrativos e a direcção do aeroporto.

Conteúdo do Projecto

O projecto terá abrangência em todo o complexo aeroportuário no sistema de construção-operação. A intervenção contempla a construção de terminal de passageiros, torre de controlo e instalações para o protocolo. O projecto prevê igualmente a requalificação do edifício provisório de passageiros para terminal de carga, requalificação da central eléctrica, incluindo o fornecimento da instalação de equipamentos, requalificação do acesso ao aeroporto e do parque de estacionamento de viaturas, entre outros vários serviços. A Adjudicação da empreitada para a ampliação e modernização do aeroporto do Cuito foi feita a empresa China Railway 20 Group (CR20). A assinatura da empreitada coube ao Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Navegação Aérea e Exploração de Aeroportos (ENANA), Manuel Ceita, e o representante da CR20, Gou Wei, na presença do ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, do governador do Bié, Álvaro de Boavida Neto, e do secretário de Estado do MINTRANS para a aviação civil, Mário Domingues.